Uma pesquisa do Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgada esta semana, revelou que a quantidade de brasileiros com dívidas atrasadas nunca foi tão alta. Há 66,6 milhões de pessoas inadimplentes no país, o equivalente a 31% da população. É o maior contingente absoluto desde o começo da série histórica, iniciada em 2016. Há mais 4 milhões de nomes negativados na comparação anual e mais de meio milhão somente em relação a abril deste ano, segundo a pesquisa.
Bancos e cartões lideram ranking de dívidas
A pesquisa revela que a maioria das dívidas se concentra no segmento de bancos e cartões, que representa 28,2% do total. Em seguida aparecem as contas básicas como água, luz e gás, com 22,7%. Em terceiro lugar ficam os setores de varejo e financeiras, com 12,5% cada um, seguido dos serviços (10,8%), telefonia (7,1%) e seguradoras (2,2%).
Na análise por estado, São Paulo concentra o maior número de inadimplentes (15,6 milhões), seguido pelo Rio de Janeiro (6,7 milhões), Minas Gerais (6,3 milhões), Bahia (4,1 milhões) e Paraná (3,5 milhões).