Desde que o Auxílio Brasil começou a ser pago, vários bancos sinalizaram que não vão oferecer empréstimos consignados para beneficiários do programa do governo federal. No entanto, algumas instituições financeiras começaram a cogitar essa possibilidade, o que já tem atraído olhares de novos clientes.
Entre os bancos mais tradicionais, um dos que permite simular a contratação de um consignado para os beneficiários do programa é o banco Pan. “Auxílio Brasil – Um novo empréstimo para melhorar sua vida financeira”, diz o website. O Safra também anuncia a nova linha. “O consignado Auxílio Brasil com a Safra Financeira é crédito na mão, na hora!”. E o mesmo acontece com a Facta Financeira.
Esses bancos já permitem que clientes façam simulação de crédito, mas ainda não bateram o martelo de que devem mesmo oferecer o empréstimo e ainda aguardam como será a regulamentação da nova lei pelo governo.
Por enquanto, pela nova lei, quem recebe o Auxílio Brasil vai poder pedir um empréstimo até 40% do valor do benefício. Significa que quem recebe R$ 600 vai poder pagar parcelas de até R$ 240 por mês do consignado. O prazo é limitado a 24 meses e não há limite para a taxa de juros cobrada.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que após a publicação das portarias e decretos que regulamentarão a operação de crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil, caberá a cada instituição financeira estabelecer os critérios para a concessão do crédito.