Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Fintechs mostrou que 27% das empresas do setor faturou mais de R$ 5 milhões no ano passado. Fintechs são empresas que utilizam tecnologia para gerar soluções inovadoras nos diferentes produtos e serviços do mercado financeiro. Ainda de acordo com a pesquisa, do total de empresas registradas 14% não tem faturamento.
Em um cenário de juros e inflação elevados, a pesquisa Fintech Deep Dive 2022 apontou que 51% das empresas veem a obtenção de investimentos como principal barreira do negócio. Em 2020, apenas 35% tinham essa opinião.
Segundo especialistas, o levantamento indicou um mercado em consolidação, mas preocupado com um cenário econômico incerto. Com a Inflação e juros altos no Brasil e no exterior, investidores estão evitando investimentos mais arriscados, o que impacta diretamente todas empresas novas e inovadoras. Segundo a pesquisa, 69% das fintechs financiam suas atividades com capital próprio, e 23% dependem de investimentos de fundos.