Muitas dúvidas surgem na hora de trocar de carro, ainda mais se tratando de um veículo zero quilômetro, afinal é um investimento alto. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), associação que representa as montadoras, divulgou o atual perfil de consumo dos brasileiros.
De acordo com a associação, com taxa de juros a 27% ao ano nas vendas do setor automotivo, quase o dobro da Selic (a taxa básica de juros), o brasileiro está preferindo comprar o carro zero à vista. Atualmente 65% das vendas são à vista e 35% a prazo. Antes, as vendas financiadas costumavam ter um percentual superior.
A inversão no padrão de consumo, entre compras de veículos a prazo e à vista, começou em abril do ano passado e, desde então, essa curva só vem aumentando. Esse movimento coincide com o início do ciclo de aperto monetário promovido pelo Banco Central, que começou a subir os juros para conter a inflação desde março do ano passado.
O presidente da Anfavea afirma que, mesmo com essa inversão da curva, o mercado ainda não foi impactado negativamente com queda de vendas. O terceiro trimstre deste ano, por exemplo, foi o melhor em vendas do ano. Foram comercializados 585 mil unidades frente as 512 mil do sgeundo trimestre e 406 mil no primeiro trimestre.