Após dois meses seguidos de deflação, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), avançou 0,16% no mês de outubro, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (25). O crescimento superou as projeções do mercado financeiro que apontavam para um avanço de 0,09% .
Entre os setores que contribuíram para o saldo positivo do IPCA, está o de alimentos e bebidas, que teve alta de 0,21%. Esse grupo havia recuado em setembro. O setor de saúde e cuidados pessoais também impulsionou a alta, já que subiu 0,8% em outubro, refletindo o aumento dos planos de saúde.
Especialistas acreditam que o IPCA vai continuar subindo nos próximos meses, depois das quedas consecutivas. No mês passado, o índice havia recuado 0,37%, puxado principalmente pela queda nos preços da gasolina e do diesel. Embora a gasolina tenha voltado a subir na bomba nas últimas duas semanas, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o indicador ainda não captou esse movimento, já que a coleta de preços vai até 13 de outubro.
