A Aegea Saneamento, companhia líder no setor privado de saneamento no país, arrematou a concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 24 municípios do Nordeste. Com a vitória, a companhia passa a gerir o saneamento das Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, com atendimento de mais 4 milhões de pessoas.
A atuação da companhia vai ser dividia em dois blocos. O primeiro composto por 17 municípios da Região Metropolitana Sul de Fortaleza e da Região Metropolitana do Cariri, e o segundo que engloba sete municípios da Região Metropolitana Norte de Fortaleza, incluindo a capital.
As duas frentes terão investimentos de R$ 6,2 bilhões durante o período do contrato, que vai até 2052. O projeto contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos sistemas. Somente na primeira fase, até 2033, serão investidos R$ 4,8 bilhões nas obras.
Com a vitória no leilão, a Aegea avança os seus serviços para 178 cidades, distribuídas em 13 estados, e passa a atender aproximadamente 26 milhões de pessoas.