As vendas de Natal registraram alta de 10,5% este ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho foi superior ao da Black Friday 2022, que teve alta de 6,9% em relação a mesma data do ano anterior.
Os dados são do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), indicador criado pela empresa de pagamentos Cielo a partir de uma análise de transações de 1,3 milhão de varejistas nos ambientes físico e digital.
De acordo com o indicador, o varejo online teve um desempenho melhor do que o físico: a alta foi de 18,4% no e-commerce, enquanto o varejo físico cresceu 10%.
A retomada das viagens – setor de turismo e transporte – puxou as vendas, com alta de 26,1%. Considerando os segmentos “presenteáveis”, o setor de cosméticos, higiene e beleza, foi o que teve o maior crescimento, a alta das vendas foi de 23%. Em seguida vieram as vendas de livros, que cresceram 22%. E depois óticas e joalherias, com 17%.
A região Sul foi a mais generosa nos gastos neste Natal, com alta de 12,8%, liderada pelo Paraná (15,1%). O segundo maior crescimento se deu no Norte, com alta de 11,5%. Centro Oeste vem em seguida, com 10,9%, depois vem Sudeste, 9,3%, e Nordeste, com crescimento de 7,6%.