A partir de agosto o preço do gás natural será reduzido para as distribuidoras. De acordo com a Petrobras, haverá queda média de 7,1% em reais por metro cúbico na comparação com o trimestre entre maio e julho. Com isso, o preço do gás natural vendido pela estatal acumulará redução de aproximadamente 25% no ano.
Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás de acordo com a variação do preço do petróleo e do câmbio. Para o trimestre em referência, entre agosto e outubro, o barril teve queda de 3,8% e o câmbio teve apreciação de 4,8%.
A queda do gás natural é relacionada ao gás encanado usado em residências, indústria e comércio, além do utilizado por automóveis (GNV). Não faz parte da redução o gás de botijão (GLP).
Em abril, a Petrobras havia anunciado queda de 8,1% no preço do gás natural para o período entre maio e julho. Na semana passada, a estatal assinou contrato de R$ 56 bilhões com a Comgás para fornecer gás natural por 11 anos a partir do próximo ano.