O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a indicação de dois novos diretores para o Banco Central, que devem assumir a partir de 1º de janeiro de 2023.
Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira foram indicados, respectivamente, para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos e a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.
Os indicados ao BC devem ser sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e aprovados pelo plenário da Casa.
Quem sai
Fernanda Guardado e Maurício Moura, indicados na gestão de Bolsonaro, estão deixando a cúpula do BC. A diretoria de Internacional é geralmente ocupada por nomes de fora da casa, com passagens por bancos ou instituições de ensino, enquanto a diretoria de gestão de Riscos é tida como uma cadeira interna.
Paulo Picchetti
Atualmente Picchetti coordena o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) na Fundação Getúlio Vargas e foi coordenador de índice de preços na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Ele é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Universidade de Illinois;
O que faz a diretoria de Assuntos Internacionais?
O titular desta pasta representa o BC em organismos internacionais e busca a inserção internacional do Banco Central brasileiro. Pode, por exemplo, propor acordos de cooperação técnica a serem firmados com outros bancos centrais e organismos.
Cabe também ao titular acompanhar os riscos e o impacto da política cambial, monetária, da aplicação das reservas internacionais e demais operações da instituição.
Rodrigo Alves Teixeira
Teixeira é servidor de carreira do BC com mais de 20 anos de casa. Ele tem graduação, mestrado e doutorado em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde de janeiro, ele atua como secretário especial adjunto de Análise Governamental na Casa Civil.
O que faz a diretoria de Relacionamento e Cidadania?
O diretor é responsável por supervisionar a conduta das instituições de bancos e instituições financeiras, olhando, por exemplo, para o relacionamento com clientes e ao cumprimento das normas vinculadas a riscos financeiros.
Cabe também ao titular coordenar as atividades de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.