Em meio a ondas de calor extremo e crise abastecimento de energia, o Brasil vai ganhar a primeira usina termelétrica que vai gerar energia a partir do gás natural do pré-sal. A unidade, localizada em Macaé, no Norte Fluminense, está em fase final de testes e depende apenas do aval do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para iniciar a operação comercial.
A usina, chamada Marlim Azul, é da Pátria Investimentos, Shell, e Mitsubishi Power. A Marlim foi o primeiro projeto vencedor dos leilões de energia com gás natural do pré-sal brasileiro, realizado em dezembro de 2017 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O empreendimento consumiu investimentos de US$ 500 milhões e tem capacidade para gerar 565 MW, valor que corresponde ao abastecimento de 2,5 milhões de residências.
A produção de energia gerada pela térmica será fornecida para 25 distribuidoras de gás natural em 22 estados através de contratos já estabelecidos no leilão. Uma parte residual será destinada ao mercado livre de energia, que será comercializada pela Shell Energy Brasil.
Por causa do calor, o Brasil bateu recorde de consumo de energia, superando pela primeira vez os 100.000 MW, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).