Fevereiro é o mês de pagamento do IPTU. A guia para pagamento já está disponível em várias cidades. Mas, afinal, vale a pena pagar à vista? Ou é melhor parcelar?
Segundo especialistas, se você não se programou, nem está com dinheiro sobrando, sem dúvidas, o melhor é parcelar. Mas para quem ainda tem um extra de fim de ano no bolso, o pagamento a vista pode ser considerado. A análise deve depender de alguns fatores.
Veja os pontos para analisar:
- Se o dinheiro está na mão e o desconto não é lá essas coisas, é possível investir o valor do pagamento à vista e ir sacando os recursos ao longo do ano para as prestações.
- Segundo especialistas, a cota única não é interessante para quem não tem uma reserva de emergência formada, ou seja, de três a seis salários guardados para uso em caso de imprevistos.
- Mesmo com o desconto, pagar à vista também não é uma boa ideia se o contribuinte tiver que pegar um empréstimo para isso, porque os juros cobrados pela maioria dos financiamentos podem ser maiores do que os descontos oferecidos pelas prefeituras no pagamento do IPTU.