As famílias que foram desalojadas ou desabrigadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já podem cadastrar seus dados para inscrição no Auxílio Reconstrução do governo federal. A confirmação deve ser feita no site do Auxílio Reconstrução.
Instituído pelo governo na semana passada, o benefício de RS 5,1 mil será pago em uma parcela única via PIX . O valor deve ser usado para auxiliar famílias que perderam casas e bens nas chuvas e enchentes que atingem o estado desde o final de abril.
O processo para o pagamento do auxílio foi iniciado na semana passada, com as prefeituras recolhendo as informações dos atingidos, que foram enviadas ao Ministério de Desenvolvimento Regional. Agora, o responsável pela família deve confirmar os dados no site do governo.
Após a confirmação dos dados, as informações da família beneficiária serão enviados à Caixa Econômica Federal para conferência e pagamento, que deve ser feito em 48 horas na conta do responsável familiar cadastrado. Não é preciso abrir uma conta bancária para receber o valor. A Caixa Econômica Federal realiza o pagamento em uma conta já existente ou abre uma nova conta para o beneficiário, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.
Para identificar quem deve receber o auxílio e evitar golpes, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) colheu dados de 270 satélites para poder apontar exatamente onde ocorreram as enchentes nos municípios gaúchos. A Dataprev cruzou esses dados para identificar quem deve receber o Auxílio Reconstrução a partir desta semana.