O dólar abriu em alta nesta quarta-feira (26) e bateu R$ 5,50, após declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao portal de notícias Uol, Lula disse que governo realiza um pente-fino nos gastos da União, mas que é necessário saber se o “problema” é “cortar ou aumentar a arrecadação”.
Gasto está sendo bem feito? Acho que está. Nós estamos fazendo uma análise de onde tem gasto exagerado, que não deveria ter, onde tem pessoas que não deveriam receber e estão recebendo. E com muita tranquilidade, sem levar em conta o nervosismo do mercado, levando em conta a necessidade de você manter política de investimento — disse o presidente.
Segundo Lula, a análise do governo considera se um possível corte de gastos no Orçamento do governo realmente é necessário.
O problema não é que tem que cortar, o problema é saber se precisa efetivamente cortar, ou se a gente precisa aumentar a arrecadação. Temos que fazer essa discussão — explicou Lula.
Segundo especialistas, as declarações do presidente sugeriram novamente que o equilíbrio nas contas públicas pode ser alcançado por meio de impostos, e não de cortes de gastos. Analistas apontam que sem uma revisão crítica das despesas, programas e projetos ineficazes podem continuar a receber recursos, enquanto áreas prioritárias, como investimentos em infraestrutura, educação e saúde, podem ficar subfinanciadas.