As tarifas de 25% impostas pelo presidente Donald Trump sobre o Canadá e o México entrarão em vigor na próxima terça-feira (4). Uma das consequências será o impacto na produção dos veículos e, consequentemente, no preço dos veículos. De acordo com estimativas, os carros terão um aumento de US$ 3 mil.
O impacto ocorre porque não existe no mercado dos EUA um carro 100% produzido no país. Segundo a CNN, a indústria automobilística da América do Norte funcionou por décadas como um mercado único, com livre circulação de peças e veículos entre os três países.
Pelas regras atuais, peças feitas no Canadá e nos EUA são consideradas como fabricadas em um só país. No entanto, nenhum carro possui mais de 75% de componentes considerados americanos. Como resultado, as novas tarifas afetarão não apenas os carros montados no Canadá e no México, mas também os fabricados nos EUA, elevando os custos, que deverão ser rapidamente repassados aos consumidores.
De acordo com uma pesquisa da consultoria automotiva AlixPartners, as tarifas afetarão imediatamente quase 25% dos 16 milhões de veículos vendidos anualmente nos EUA, além das peças e componentes utilizados na fabricação — um mercado de importação que totalizou US$ 225 bilhões em 2024.