A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) divulgou nota reagindo às declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação a Lula, em meio às negociações frustradas em torno do tarifaço de 50% sobre importações americanas de produtos brasileiros.
A entidade, que reúne empresas brasileiras, americanas e multinacionais com negócios nos dois países, afirma ver como positiva a decisão de que seja feita uma reunião entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos na semana que vem, como disse Trump.
Em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente dos Estados Unidos disse ter se encontrado com Lula nos bastidores do evento e que teve boa impressão dele. E ainda afirmou que deve se encontrar com Lula na semana que vem, acenando com uma possível negociação.
Para a Amcham, o encontro “representa um passo positivo para buscar maior entendimento na relação bilateral”, afirmando esperar que o encontro “abra caminho para um diálogo estruturado e de alto nível sobre temas econômicos e comerciais, capaz de construir soluções negociadas para os desafios existentes nas cadeias produtivas, nos fluxos de comércio e nos investimentos bilaterais”.
A nota afirma ainda que a Câmara reafirma sua convicção no diálogo para preservar e aprofundar a parceria econômica entre os dois países.