O The Wall Street Journal informou que integrantes do governo do presidente americano, Joe Biden, estão fazendo pressão para que a venda do controle das operações TikTok aconteça nos Estados Unidos. O motivo seria uma preocupação sobre riscos à segurança de usuários do aplicativo chinês no país. Para o governo americano, essa seria uma saída como uma forma de garantir que Pequim não poderá usar o aplicativo para espionagem ou influência política.
Uma proposta de venda forçada está em discussão no Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA, que reúne várias agências governamentais do país (incluindo o Pentágono e o Departamento de Justiça) e negocia com a chinesa ByteDance, dona do TikTok. No entanto, o Departamento do Tesouro, que preside o comitê, está preocupado com o impacto de uma medida como esta numa economia liberal como a americana, que poderia ser questionada e até mesmo revogada na Justiça.
A empresa dona do TilTok já concordou com a criação de uma subsidiária americana só para lidar com os dados dos usuários no país, com a condição de monitoramento externo.
O TikTok tem 100 milhões de usuários nos EUA, impondo forte concorrência sobre redes sociais americanas, como Facebook e Instagram, da Meta.