Errar declaração de ações dá multa de até 150% sobre ganhos
Quem já esta acostumado em investir em ações não deve ter problemas em declara-las no Imposto de Renda, mas o investidor que comprou ações pela primeira vez no ano passado precisa ficar atento para não cometer erros. O equívoco mais grave é achar que não precisa fazer a declaração só porque não teve renda em 2021 e comprou apenas algumas ações para investir uma sobra de dinheiro. Mesmo que você esteja desempregado e sem renda, se tiver comprado ações precisa fazer uma declaração. O investimento em renda variável é uma das situações que obrigam uma pessoa a apresentar a declaração do IR 2022, independentemente da quantidade de ações compradas ou vendidas. Outro erro comum é achar que não precisa declarar porque só teve prejuízo com compra e venda de ações, até os prejuízos devem ser informados na declaração.
A omissão de informações sobre investimentos em renda variável pode levar o contribuinte para a malha fina da Receita Federal. A multa pode chegar a 150% do valor do imposto devido sobre o ganho com as ações.
A maioria dos novos investidores começa a operar na Bolsa sem saber que deve calcular o imposto sobre os ganhos com a venda das ações. O imposto deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte à venda das ações. A multa por atraso é de 0,33% ao dia, limitada a 20% do valor do imposto.
Para preencher a declaração, você precisará das notas de corretagem, por isso deve guardar todo e qualquer documento referente as suas ações. Eles registram quais ações foram compradas ou vendidas, a quantidade e os preços pagos. Sem as notas, será muito difícil calcular os lucros ou prejuízos.