O avanço econômico que seria de 4,1% este ano, caiu para 3,2%
Banco Mundial reduziu a estimativa para o crescimento global em 2022 em quase um ponto percentual, caindo de 4,1% para 3,2%, em razão dos impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia, afirmou nesta segunda-feira o presidente do organismo internacional, David Malpass.
Malpass explicou a jornalistas por meio de uma teleconferência que o Banco Mundial está respondendo a tensões adicionais da guerra. O executivo anunciou que prepara um pacote de ajuda de 170 bilhões de dólares em 15 meses para ajudar os países a enfrentar as muitas crises em andamento, incluindo a alimentar e humanitária provocada pela guerra na Ucrânia. Cerca de US$ 50 bilhões desse total já devem ser gastos nos próximos três meses.
Malpass explicou ainda que o principal fator levado em consideração para a redução da estimativa foi a contração de 4,1% na região de Europa e Ásia Central, onde estão localizados Ucrânia, Rússia e países vizinhos. As projeções também estão sendo revisadas para baixo para economias maduras e muitas outras em desenvolvimento devido aos aumentos de preços dos alimentos e da energia causados pelas interrupções na oferta relacionadas à guerra, disse o presidente do Banco Mundial.