A chinesa Shein e o grupo Sparc, dono da Forever 21, anunciaram uma parceria. Pelo acordo, a Shein compra aproximadamente um terço da holding que controla a Forever 21. O grupo Sparc, por sua vez, vai adquirir uma participação minoritária na Shein, que foi avaliada em US$ 66 bilhões em uma rodada de financiamento no início deste ano. O valor da operação não foi divulgado.
A parceria entre duas rivais do varejo abre caminho para o marketplace asiático vender vestidos, calças jeans e acessórios da marca americana em seu site. No futuro, as lojas Shein podem operar dentro das lojas da Forever 21. Os clientes, por exemplo, poderão devolver os itens encomendados da Shein nas lojas da Forever 21. A marca possui 560 lojas em todo o mundo, sendo 414 nos EUA. Não está claro se a parceria se estende ao Brasil. Por aqui, a Forever 21 fechou suas lojas e tem produtos vendidos em sites como o Dafiti.
A Shein já é bem aceita entre os consumidores americanos. A chinesa é uma das maiores varejistas de moda rápida nos EUA em participação de mercado, mas para crescer ainda mais deseja oferecer aos clientes produtos além do que ela mesma produz.
Por incrível que pareça, a gigante chinesa vende pouco dos seus produtos na China. Seus cerca de US$ 23 bilhões em vendas em 2022 vieram principalmente dos EUA, Europa e Brasil.