A companhia aérea Azul anunciou a suspensão de voos diretos do Rio para sete cidades. A partir de de outubro, a empresa deixará de oferecer voos para Brasília (DF), Campos de Goytacazes (RJ), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Vitória (ES); e Goiânia (GO).
As reduções têm a ver com a limitação da capacidade do terminal central do Rio a um fluxo de 10 milhões de passageiros ao ano, determinada pela Secretária de Aviação Civil (SAC).
A partir de janeiro de 2024 o aeroporto terá ainda uma nova restrição, acordada em reunião durante uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio. Ficou decidido que o Santos Dumont só poderia operar para destinos a um raio de 400 quilômetros. O objetivo de incentivar um aumento do fluxo no Aeroporto do Galeão, na Zona Norte da cidade, defendido pela prefeitura e pelo governo do Estado do Rio.
Todas as companhias terão que se adequar. Com as mudanças, a Gol vai reduzir a oferta de bilhetes no Santos Dumont em 35,76%, a Azul em 22% e a Latam em 26,2%.