O dólar blue, negociado no mercado paralelo na Argentina, voltou a superar mil pesos nesta terça-feira (21). A moeda era cotada a 1.050 pesos nesta manhã, alta de quase 10%. O resultado acontece após a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais do país. A Bolsa de valores também reagiu ao novo presidente eleito, e saltou 20% na abertura.
O valor do dólar exportação foi elevado para 614 pesos, uma valorização de pouco mais de 20%. A determinação ocorreu ainda na noite de segunda-feira após o ministro da Economia e candidato derrotado pela União pela Pátria, Sergio Massa, ter se reunido com sua equipe para definir a transição.
A Argentina vive uma profunda crise com escassez de dólares e inflação que supera 100% em 12 meses. No seu discurso após a vitória, Milei disse que pretende seguir com seu plano de privatizar estatais, fechar o banco central e dolarizar a economia.
No caso das privatizações, os investidores apoiam a pauta liberal. Na segunda-feira, quando o mercado em Buenos Aires estava fechado por conta de um feriado, as ADRs da petrolífera estatal YPF negociadas em Nova York, por exemplo, saltaram 40%. ADRs são recibos de ações.