Os diretores do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, votaram unanimemente nesta quarta (12) para manter a taxa básica de juros na faixa de 5,25% a 5,5%, uma decisão amplamente esperada pelo mercado. Esse é o nível mais alto para os juros nos Estados Unidos em mais de 20 anos, um patamar estabelecido em julho do ano passado.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos em maio veio abaixo do esperado pelo mercado. O indicador ficou estável no mês, após um aumento de 0,3% em abril. Nos últimos 12 meses, os preços avançaram 3,3%, ante previsão de 3,4% entre os analistas.
Em suas últimas declarações públicas, os diretores do Fed têm afirmado diversas vezes que as taxas de juros provavelmente permanecerão elevadas por mais tempo do que o esperado depois que as pressões sobre os preços aumentaram no primeiro trimestre. Eles também vêm destacando que estão no aguardo de mais evidências de que a inflação está diminuindo antes de pensar em cortes de juros.
O Federal Reserve também publicou novas previsões para a inflação, elevando sua projeção para a inflação subjacente para 2,8% de 2,6% em março. Eles mantiveram suas previsões para o crescimento econômico e a taxa de desemprego em 2,1% e 4%, respectivamente. A taxa de desemprego subiu para 4% em maio.