Nesta terça-feira o IBGE divulgou os dados da Pesquisa Mensal de Comércio. O estudo mostrou que as vendas do comércio varejista avançaram 1% na passagem de fevereiro para março. Com o isso, já são três meses seguidos em que o setor apresenta crescimento. O primeiro trimestre fechou com alta de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2021. A atividade também segue em ascensão com relação ao patamar pré-pandemia, em março, ficou 2,6% acima de fevereiro de 2020.
Das oito atividades investigadas pela pesquisa, seis apresentaram alta em março. Entre os destaques está o segmento de equipamento e material para escritório, com alta de 13,9%. Segundo o IBGE, o movimento é de reposicionamento da atividade após alguns meses de queda.
O setor de artigos de uso pessoal e doméstico também avançou, com alta de 3,4%, em razão da grande contribuição das lojas de departamentos. Outros setores que apresentaram alta no mês foram livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), combustíveis e lubrificantes (0,4%), móveis e eletrodomésticos (0,2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).
Por outro lado, duas atividades diminuíram o volume de vendas: hiper e supermercados recuaram 0,2%. Já os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram queda de 5,9%.