As operadoras de telefonia estão de olho no mercado de crédito. Essa semana, a Vivo obteve autorização do Banco Central para atuar como fintech. Com a licença, ideia é que nos próximos 12 meses novos serviços façam parte do seu portfólio: uma conta digital para sua base de clientes e novos produtos de crédito, que são o carro-chefe.
Hoje, a empresa já oferece serviços financeiros, como o Parcela Pix e antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A operadora já atua no setor desde 2020, com o empréstimo pessoal que até junho deste ano acumulou uma carteira de R$ 446 milhões.
Além do empréstimo pessoal, Parcela Pix e a antecipação do saque-aniversário do FGTS, também já são oferecidos seguros para celular e outros dispositivos, como tablets e notebooks e um consórcio de smartphones.
Claro também oferece serviços
Outra empresa de telefonia que oferece serviços do mercado de crédito é a Claro. A operadora possui a carteira digital Claro pay, um aplicativo de serviços financeiros digitais, que conta com opções de crédito pessoal para os clientes.
A Claro informou que esses serviços são oferecidos por meio de parcerias com empresas do segmento de crédito. A conta digital possibilita ainda desde a realização de pagamentos pelo smartphone, por aproximação e QR Code Pix, até transferências via Pix; depósitos por meio de boletos gerados no app e pagamentos de boletos e contas por código de barras.