O Banco Central elevou nesta quarta-feira (30) em um ponto percentual a taxa básica de juros da economia. A Selic foi de 12,25% para 13,25% ao ano. A decisão foi unânime, ou seja, os 9 diretores votaram nesse sentido.
Na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) chefiada pelo novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, o resultado manteve a série de altas que o Banco Central vinha fazendo na taxa de juros.
A elevação da Selic para 13,25% ao ano já era esperada por grande parte do mercado financeiro. Com a inflação crescendo no país, o Copom prevê novas altas. A expectativa é de um novo avanço de 1 p.p na próxima reunião, que acontece em março.
Para além da próxima reunião, o Comitê reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos, disse o Copom no comunicado da reunião