O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem começar a discutir “coisas que realmente importam”. Durante seu discurso na ONU, Trump disse que marcou uma reunião com Lula na próxima semana. A conversa deve acontecer por telefone ou videoconferência.
Segundo Haddad, o governo brasileiro pretende retomar as tratativas de parcerias comerciais que vinham sendo negociadas anteriormente com o governo de Joe Biden, como bicombustíveis e minerais críticos.
O ministro da Fazenda disse que ainda a diplomacia brasileira não deve atuar por mais exceções na lista do tarifaço imposto sobre produtos brasileiros, e sim priorizar a retirada das sobretaxas sobre todos os artigos.
Tem que acabar tudo, não vai tirar da lista, não tem lista, não queremos lista nenhuma, não tem razão para isso. A América do Sul não deve ser tarifada, a América do Sul é deficitária em relação aos Estados Unidos, não faz sentido tarifar os produtos do Brasil e de outros países, disse Haddad