Os últimos dias de dezembro ainda oferecem uma oportunidade para quem quer aliviar a conta do Imposto de Renda do ano que vem. Aportes feitos até o fim do ano em planos de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) permitem deduzir até 12% da renda bruta anual da base de cálculo do IR, desde que o contribuinte faça a declaração na modalidade completa.
Assim, quem paga Imposto de Renda na hora de ajustar as contas com o Fisco pode reduzir o valor do imposto devido. E quem recebe restituição também pode ter um maior volume de dinheiro devolvido, já que será possível abater o valor do investimento da base de cálculo do IR.
Por isso, o movimento de aporte nesse tipo d3 plano costuma se intensificar justamente nessa reta final. Em dezembro de 2024, por exemplo, os aportes em fundos PGBL somaram R$ 3,86 bilhões, um salto de 236,1% em relação a novembro, segundo dados do setor. As informações referentes a dezembro de 2025 ainda não estão disponíveis.
Para garantir o benefício no Imposto de Renda de 2026, é preciso ficar atento aos prazos. Aportes feitos por boleto, TED ou PIX podem ser realizados até 30 de dezembro, desde que haja tempo hábil para compensação bancária.