A Caixa informou em um comunicado que trabalhadores poderão investir recursos do FGTS – até 50% – na compra de ações da Eletrobras. Quem tem conta vinculada ao fundo, ativa ou inativa, já pode consultar o saldo disponível para aplicação na oferta da empresa e simular a aplicação na companhia.
As reservas de saldo poderão ser feitas entre 3 e 8 de junho junto à instituição administradora escolhida e autorizada pelo trabalhador. O valor mínimo para a aplicação é de R$ 200,00 por trabalhador, sendo possível utilizar até 50% do saldo disponível na conta do FGTS.
O interessado deverá acessar o App FGTS e autorizar a instituição a consultar o saldo e realizar a reserva dos valores. O procedimento também poderá ser feito em agências bancárias.
Com o lançamento da oferta de venda de ações, que podem movimentar até R$ 35 bilhões, 19 fundos de 11 bancos já estão preparados para adquirir os papés da estatal com recursos trabalhistas. Sendo que dois deles darão acesso a ações da empresa para quem não quer o FGTS, segundo informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Fundos disponíveis para ações da Eletrobras
Os 11 bancos que possuem fundos estruturados para fazer a reserva das contas dos trabalhadores já foram habilitados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), junto à Caixa.
Eles são:
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Bradesco (BBDC4)
- Itaú (ITUB4)
- Santander (SANB11)
- BTG Pactual (BPAC11)
- Safra
- Caixa Econômica Federal
- Daycoval (DAYC4)
- XP (XPBR31)
- Genial
- Guide