A Secretaria Nacional de Aviação Civil autorizou a concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a construção de um terminal exclusivo para passageiros de alta renda. O terminal será destinado principalmente a passageiros de jatos executivos e de primeira classe de voos regulares de longa duração.
O projeto deve acontecer por meio de contratos firmados com investidores árabes e canadenses. O grupo internacional pretende investir US$ 80,6 milhões (R$ 415 milhões, no câmbio atual). A estrutura será construída em uma área entre o atual terminal 3 de Guarulhos e os hangares da American Airlines e da Latam Brasil.
O terminal VIP vai oferecer um serviço que busca o passageiro na porta de seu hotel ou casa. E terá postos exclusivos de Polícia Federal, Anvisa e Receita. Ainda há previsão de salas de reunião, mesas de bilhar e aparelhos de ginástica.
O projeto precisou do aval do governo federal, porque prevê um contrato de 40 anos da concessionária com os operadores do terminal, e a concessão de Guarulhos vence em 10 anos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse ter dado parecer favorável.
Em nota, a GRU Airport diz que “agora o projeto entrará em fase de implantação”, sem divulgar mais informações.