Na última semana a Petrobras anunciou mais um reajuste nos preços dos combustíveis. A gasolina subiu 5,2%, e o diesel 14,2%. Com isso, em alguns postos do país, o litro da gasolina chegou a ser vendido a R$ 8,990. No caso do diesel o maior valor encontrado foi de R$ 8,630.
Para o consumidor, só resta uma saída: economizar combustível durante o uso do veículo. Você sabia que um automóvel a 140 km por hora gasta 25% mais de combustível do que a 110 Km/ hora ? E que ar-condicionado eleva consumo em até 25% ? Calibrar os pneus semanalmente também pode ajudar, além de abastecer em postos confiáveis.
Veja 10 dicas para economizar combustível
1. Dirija mais devagar
Quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar e maior o consumo de combustível. Segundo a Energy Saving Trust, um carro a 140 km/h consome-se 25% mais de combustível do que a 110 km/h.
2. Use menos o ar-condicionado
O ar condicionado representa um acréscimo de 15 a 20% no consumo de combustível. Nos dias mais quentes, algumas medidas podem reduzir a necessidade do uso do ar, como: estacionar na sombra; colocar películas de escurecimento nos vidros; e desligar o ar-condicionado minutos antes da chegada ao destino.
3. Reduza o peso do veículo
Segundo o Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos (EERE), um peso extra de cerca de 40 kg pode aumentar o consumo de combustível em até 2%.
4. Desligue os dispositivos elétricos
O uso de dispositivos elétricos, como faróis auxiliares, limpadores do para-brisa e sistema de ventilação interna, entre outros, devem ser usados apenas pelo tempo necessário. Quanto mais dispositivos elétricos o carro tem, mais ele está buscando essa energia da bateria. E a bateria também se alimente do combustível.
5. Ponto morto na descida também gasta
Achar que você vai economizar se, em uma descida, o carro estiver no “ponto morto” é um mito. Quando você coloca no ponto morto ou no neutro, o carro entende que está parado e que precisa ficar jogando combustível no motor para mantê-lo funcionando. Com o carro engatado, ele só injeta combustível no motor quando você pisa no acelerador.
6. Menor potência, menor consumo
Em geral, os veículos menores são mais econômicos para rodar. A exceção ocorre em determinadas situações em que o motor é muito exigido, como a subida de uma ladeira íngreme ou de uma serra. Como o motor é mais exigido nestes casos, o consumo de combustível aumenta relativamente.
7. Evite congestionamentos ou trajetos com muitas paradas
Trafegar devagar, trocar de marchas muitas vezes e ter que parar frequentemente elevam o consumo de combustível, pois o veículo precisa sair da inércia mais vezes. É importante manter a velocidade e a rotação do motor o mais constante possível.
8. Seu veículo consome menos com etanol?
O etanol pode custar até 70% do preço da gasolina. Mas cada veículo possui uma regulagem técnica de fábrica que pode mudar essa relação de consumo um pouco para mais ou para menos. é importante fazer o cálculo preciso no dia a dia, pois o álcool também tem um menor rendimento.
9. Faça manutenção preventiva dos filtros
Qualquer elemento que provoque uma restrição no funcionamento do motor aumenta o consumo de combustível. Por isso é importante seguir as recomendações do fabricante do tempo de troca dos filtros de óleo, de ar e de combustível.
10. Calibre os pneus 1x por semana
O pneu descalibrado tende a ter um contato com o solo maior, aumentando o atrito, e, por consequência, o consumo de combustível. Por isso a recomendação é verificar a calibragem uma vez por semana, com os pneus frios e preferencialmente sempre no mesmo local.