A Caixa Econômica Federal informou que em uma semana foram liberados R$ 1,8 bilhão em empréstimos consignados a 700 mil beneficiários do Auxílio Brasil. O valor médio por operação ficou em torno de R$ 2.600.
O empréstimo do Auxílio Brasil tem taxa de juros de 3,45% ao mês, e prazo de até 24 meses. Por ano, a taxa de juros é de 50,23%. A taxa de juros a beneficiários do Auxílio Brasil é maior do que a do consignado de aposentados e pensionistas do INSS, de até 2,14% ao mês.
Mas, desde que o governo liberou o consignado e os empréstimos começaram a ser feitos, entidades de defesa do consumidor relatam uma série de reclamações e denúncias. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), foram ao menos duas mil queixas em uma semana, que vão de venda casada com seguro a ligações ao consumidor para ofertar o consignado — o que foi vedado nas normas do crédito.
Em nota, a Caixa diz que “cumpre rigorosamente a regulamentação” do consignado do Auxílio Brasil. “Ratificamos ainda que o banco repudia a prática de venda casada e possui estrito Código de Ética que orienta a atuação de toda sua rede de atendimento no sentido de prestar informações corretas aos clientes, respeitando seus direitos de consumidores”.