Neste verão, o aumento nas contas de água voltou a ser alvo de reclamações dos consumidores no Rio de Janeiro. Em alguns casos, o valor da fatura mais que dobrou e há muita gente recorrendo à Justiça. O aumento repentino teria acontecido após uma leva de troca de hidrômetros por modelos mais modernos.
No Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ), o crescimento no número de queixas contra a concessionária Águas do Rio é de 564%, comparado ao início de 2022. A alta levou a empresa a ser notificada pela autarquia, na última sexta-feira, a prestar esclarecimentos.
Especialistas apontas que os hidrômetros digitais que foram instalados são mais sensíveis, o que pode justificar o aumento da conta. O entendimento da Associação Brasileira de Engenharia Hídrica (Abreh) é de que o aumento das contas logo após as substituições de hidrômetros é um fenômeno comum, justificado pelo desgaste que aparelhos medidores têm com o tempo.
Em nota, a associação explica que a substituição por um medidor novo garante maior precisão na aferição do volume de água consumido. Mas, alerta que há exceções, onde a alta do consumo é maior do que a esperada e que necessita de verificação, como de vazamentos.