O Índice de Confiança da Construção (ICST) inicia o segundo semestre em alta, mostram os dados divulgados nesta sexta-feira pelo FGV Ibre. O indicador teve a primeira subida desde fevereiro, 0,9 ponto em julho, chegando a 97,3 pontos.
O aumento foi puxado pelo Índice de Expectativas (IE-CST) que subiu 1,8 ponto e atingiu 99,3 pontos, mostrando que os empresários do setor estão mais otimistas com as perspectivas nos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) se manteve estável, ficando em 95,5 pontos.
Especialistas apontam que a interrupção da queda da taxa Selic não afetou a confiança setorial e o segundo semestre inicia com a recuperação das expectativas empresariais em relação aos negócios e à demanda nos três segmentos setoriais – Edificações, Infraestrutura e Serviços Especializados.
Divulgado também nesta sexta-feira, o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), que apura a inflação do setor, desacelerou em julho comparado ao mês anterior: a variação foi de 0,69% ante 0,93% apurado em junho. Na comparação com julho de 2023, o INCC teve uma alta de 3,15%. Em 12 meses, o indicador continua acelerando: subiu 4,42%.
Os dados mostram que houve uma redução da pressão do custo de mão de obra que havia subido 1,61% em junho e varou 0,85% neste mês. A componente Materiais, Equipamentos e Serviços acelerou de 0,46% para 0,58% em julho.