A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou o imposto de 25% na fonte dos rendimentos de aposentados e pensionistas residentes no exterior vai beneficiar milhares de brasileiros em Portugal. A estimativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é que existam pelo menos sete mil aposentados e pensionistas brasileiros morando em Portugal.
Hoje, quando aposentados brasileiros declararam saída fiscal definitiva do país, automaticamente eles são descontados em 25% na fonte sobre os rendimentos, que passam a ser recebidos no exterior. A alíquota de Imposto de Renda incide em todas as faixas de rendimento, ignorando a tabela progressiva.
Ou seja, mesmo que a renda no exterior equivalha a um valor isento no Brasil, o beneficiado paga 25%. Se receber R$ 50 mil, por exemplo, o imposto é o mesmo. Mas, a regra foi considerada injustificável pelo relator no STF, ministro Dias Toffoli.
Segundo especialistas, o acordo fiscal entre Brasil e Portugal já evita a bitributação. E a decisão do STF corrige uma injustiça. A decisão aguarda publicação do acórdão do STF e poderá ser retroativa às contribuições dos últimos cinco anos.