O preço do aluguel residencial no Rio e em São Paulo em 2022 superou em cerca de 3 vezes os índices de inflação do país. No Rio, a valorização do preço do aluguel foi de 17,1% e em São Paulo, de 15,5%. Já a inflação ao consumidor foi de 5,79%, na medição pelo IPCA, e 5,45 na medição do IGP-M.
Apesar do crescimento no Rio ter sido maior, São Paulo segue exibindo um valor médio por m² mais caro — R$ 42,22 —, ante R$ 36,20 no Rio.
A valorização dos alugueis se deu em todos os segmentos, mas foi liderada pela demanda por imóveis de um quarto. No Rio, a alta no segmento de um dormitório foi de quase 20%, e em São Paulo, de 17,7%.
Bairros mais valorizados
Em SP, o bairro do Bom Retiro, que fica próximo à região central, aparece no topo do ranking de valorização, com alta de 37%, em forte contraste com o vizinho Centro, onde os aluguéis encolheram 8,6%. Concentrando muitos novos lançamentos, o bairro de Pinheiros foi o segundo mais valorizado, com alta de 32,2%. Em seguida estão Vila Clementino, Água Fria e Chácara Inglesa.
No RJ, a Lagoa lidera o ranking de valorização, com alta de 42,5%, recuperando a queda ocorrida durante a pandemia. Em seguida, vem Jardim Oceânico (alta de 28%), Flamengo (27%), Freguesia (22,5%) e Centro (22,3%). Na ponta da desvalorização, a liderança ficou com Ipanema, onde a queda foi de 13,4%.