Segundo levantamento do Instituto Brasileiro da Economia da fundação Getúlio Vargas, os brasileiros vão gastar mais para preparar receitas típicas da Páscoa este ano. Isso porque alguns itens importantes para a ceia registraram aumento médio de 12% na comparação com o mesmo período do ano passado. A taxa ficou bem acima da inflação acumulada em 12 meses até março pelo IPCA-15, que ficou em 5,36%.
Ovos e cebola foram os itens que mais encareceram: 27,31% e 22,76%, respectivamente. Grandes presenças do tradicional almoço familiar, bacalhau e azeite também ficaram mais caros: 10,91% e 7,78%.
Ovo de Páscoa
De acordo com a FGV, o preço do chocolate aumentou 12% nos últimos doze meses. Essa é a maior alta em seis anos. Para os especialistas, a saída para presentear na Páscoa sem comprometer o orçamento é pesquisar e buscar alternativas.
Uma das formas encontradas para gastar menos é investir em presentes diferentes do tradicional. Um dos preferidos dos consumidores são os ovos artesanais, que entregam o mesmo formato por preços menores.