O Ibovespa caiu nesta segunda-feira pressionado por mais um recuo das ações de Vale, diante da desvalorização recente do minério do ferro. Às 13:24 (horário de Brasília), o índice caía 0,93%, a 102.983,85 pontos. O volume somava 9,5 bilhões de reais.
As ações da Vale, empresa com maior peso no índice, caíram 2,95%, quarta queda consecutiva. Já os papéis de CSN recuaram 3,49%, e de Gerdau, 3,66%. A queda de cerca de 1% das ações de Petrobras em meio ao desempenho negativo do petróleo na sessão foi mais um peso relevante à performance do Ibovespa.
Do lado positivo, os papéis de Santander Brasil subiram após a instituição abrir a temporada de balanços do primeiro trimestre para os grandes bancos do país. Entre as ações, as units de Santander Brasil avançavam 2,17%, após o banco registrar lucro líquido de 2,14 bilhões de reais no primeiro trimestre, acima do esperado pelo mercado.
Papéis de rivais também subiam, com Itaú Unibanco e Bradesco em alta de 1,06% e 1,12%, respectivamente. Os papéis do grupo turismo CVC recuavam 4,81% após renúncia do diretor financeiro Marcelo Kopel.