O grupo americano United Health Group colocou a Amil, operadora de planos de saúde, à venda. E as primeiras propostas para a compra da terceira maior operadora de saúde do Brasil já estão na mesa dos dirigentes nos Estados Unidos.
O valor da venda não foi confirmado. Mas, nos últimos dias, muitos rumores circularam no mercado. Entre as diferentes cifras que circularam sobre a operação, chegou-se a falar em R$ 1 bilhão.
Entre os interessados estão a Dasa, empresa americana de private equity Bain Capital , o Coruja Capital, e os empresários Nelson Tanure e José Seripieri Filho (fundador da Qualicorp).
O UHG agora passará a analisar a fundo as propostas para definir quais seguirão para a segunda fase da negociação. Nos bastidores, há quem diga que esse anúncio pode acontecer em cerca de dez dias.
Com a venda da Amil, o United Health Group pretende deixar o Brasil. O UHG ocupa a quinta posição no ranking das maiores empresas americanas, segundo a revista americana Fortune, com receita de US$ 92,4 bilhões no terceiro trimestre deste ano. Os prejuízos acumulados pela Amil não pressionam o caixa do grupo, que segundo fontes, não pretende vender a operação a qualquer preço.