O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou a perspectiva para o crescimento do Brasil em 2024 para 2,2%. O dado foi divulgado em uma nova edição do Panorama Econômico Mundial. O documento anterior, divulgado no fim de janeiro, previa crescimento de 1,7% para a economia brasileira este ano.
O Fundo também melhorou suas projeções para a economia brasileira no ano que vem e, agora, prevê uma expansão de 2,1% no PIB brasileiro em 2025, contra projeção anterior de 1,9%.
A revisão para cima do Brasil vem da expectativa “da consolidação da política fiscal, efeitos da política monetária restritiva [controle da inflação], apesar de uma menor contribuição da agricultura”, diz o documento.
O relatório ainda cita que, depois da inflação caminhar em direção à meta, o Banco Central iniciou seu ciclo de corte nos juros, que começou em 2023.
A previsão do FMI é que a inflação brasileira feche o ano em 4,1%, acima do centro da meta de 3% definido pelo Banco Central, mas ainda dentro do intervalo de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. O Fundo também prevê um percentual de desemprego em 8% no fim do ano.