Neste sábado (21), a Petrobras reduziu o preço da gasolina na refinaria em 4,09%, o equivalente a R$ 0,12 a menos por litro. O impacto nas bombas deverá ser quase imediato, mas não na mesma magnitude. Já o óleo diesel teve elevação de 6,58%, ou seja, mais R$ 0,25 por litros.
A mudança na política de preços dos combustíveis, estabelecida pela atual gestão, que considera os custos favoráveis da produção interna do petróleo e de seus derivados em contraposição à determinação exclusivamente pelos preços especulativos do mercado internacional, reduziu a volatilidade dos preços.
Faça a conta na hora de abastecer
Mesmo com a variação de preço da gasolina, o consumidor deve ficar atento na hora de escolher o combustível, no caso dos carros flexs. Nas últimas semanas, abastecer com etanol tinha se tornado mais vantajoso em várias capitais do país.
Isso porque o preço do álcool estava 70% menor do valor cobrado pela gasolina. Nessa proporção, considerando o rendimentos dos combustíveis, usar o etanol é mais econômico, já que o álcool tem 30% menos conteúdo energético do que a gasolina.